quarta-feira

Os Prémios BLiBiE

Informação:

[Novo prazo para fazer nomeações: 1 de Abril de 2009.

As votações acontecerão em Maio (NOVA NOVA DATA).

Obrigado pela compreensão.]


Os Prémios BLiBiE (um BLiBiE é um Blogue de Livros/Leitura, de Bibliotecas ou de Educação) pretendem divulgar e incentivar a utilização da importante ferramenta que é um blogue na área da Promoção da Leitura e na Educação.

Pretendemos que estes prémios sejam uma marca de respeito, reconhecimento e homenagem ao trabalho que os autores tiveram durante o ano de 2007/08, que as suas contribuições e esforços sejam ainda mais reconhecidas pela comunidade.

Ou seja, o processo de atribuição de prémios pretende ajudar a aumentar a importância dos blogues no campo da leitura e da educação e ajudar a tornar esse excelente trabalho conhecido pela população em geral, bem como servir de mote de inspiração para o que é possível fazer com o poder da Blogosfera.

Quer seja autor de blogues nestas áreas ou tenha conhecimento de alguém que pense merece que o seu trabalho tenha reconhecimento, nomeio-os para os Prémios BLiBiE, através deste blogue ou enviando um email!

De relevar a iniciativa ser aberta a todos os 8 países da CPLP Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) bem como às Comunidades destes países espalhadas pelo mundo.

De sublinhar ainda que escolhemos nesta edição do BLiBiE para a categoria Melhor Postagem Temática o Bullying ou Cyber-Bullying (o cyber-bullying consiste no recurso à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém, seja por via de e-mail, chats, messenger ou telemóvel) uma vez que se trata de um fenómeno, que ocorre principalmente entre menores, cada vez mais actual e existe ainda muito pouca informação/reflexão em português.)

Nesta primeira edição, sugerimos que cada pessoa nomeie até 3 blogues por categoria.

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
Datas:
1. De Fevereiro até [actualização] Dezembro de 2008, será a altura de efectuar as nomeações; estas são livres e feitas inteiramente pelos visitantes, por email ou através deste blogue.
2. Na primeira quinzena de Janeiro, serão as votações para a eleição dos 10 melhores em cada categoria
3.Estes serão escolhidos
3.1 através da selecção de um júri (40%)
3.2 e votação popular num blogue a criar para o efeito, através de comentários/votações deixados por pessoas incritas no Blogger ou que tenham um blogue (60%). Ou seja, não serão permitidas nesta fase votações anónimas.
3.2.1 Os seis blogues de cada categoria com o maior nº de votações/comentários serão seleccionados para a votação final.
4.Ainda em Janeiro, de 15 a 30, haverá a votação popular propriamente dita pela internet através de aplicação/programa a incluir para o efeito visando escolher os Melhores do Ano entre os dez vencedores das diferentes categorias.

Critérios Globais de selecção que todos devem seguir:
- Relevância com o tema proposto na categoria (60%)
- Criatividade e originalidade do blogue(20%)
- Entretenimento (10%)
- Aspecto gráfico (10%)

Critérios específicos do Júri:
- Além dos Critérios Globais, o Júri terá em conta o número de ligações que outros blogues/sítios fazem para os nomeados, o número e qualidade de comentários, o número de actualizações no período de 2007/08, irá procurar obter um equilíbrio entre os blogues de diferentes países e, finalmente, 10% de subjectividade dos gostos da equipa que efectua a selecção.

PARTICIPE!

E as categorias são:


* Melhor Blogue de Livros (feito por Leitores ou Autores)

* Melhor Blogue de uma Editora ou Livraria

* Melhor Blogue de uma Biblioteca Pública

* Melhor Blogue de uma Biblioteca Escolar

* Melhor Blogue feito por um Professor

* Melhor Blogue feito por uma Escola/Turma

* Melhor Blogue feito por uma Criança

* Melhor produto Multimedia (podcast,VídeoBlogue, etc)

* Melhor Postagem Temática sobre Bullying ou Cyber-Bullying


[Nota: em virtude, entre outras razões, existirem poucas nomeações em várias categorias, decidimos reavaliar e prolongar esta iniciativa até ao final do ano. Caso, por alguma razão, não quiser que o seu blogue, que tenha sido nomeado continue, pf, informe-nos por email]

4 comentários:

Anónimo disse...

Queria deixar aqui um blogue, para ser nomeado: http://www.abc-mundodasletras.blogspot.com

Anónimo disse...

Queria deixar aqui um blogue, para ser nomeado: http://www.abc-mundodasletras.blogspot.com

Margarida Amaral disse...

na minha opinião este é um bom blogue, encontrei-o por acaso, mas penso que vale a pena ser nomeado
http://meuinfernoprivado.blogspot.com

Anónimo disse...

Olá!
Venho nomear o blog de inglês do Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas. O blog foi construído por nós, os alunos, com a ajuda da nossa professora de Inglês. O objectivo do blog é desenvolver as nossas competências línguísticas de uma forma muiito divertida!

Os alunos